Relíquias Sertanejas Vinil

Relíquias Sertanejas Vinil

Mais Informações

Você pode acessar o site Milton Neves no link, www.miltonneves.com.br, entre na seção que fim levou ou antes e depois e busque Lula ou Pulula, depois click e veja.

Voce encontra Zé Pulula ou Lula, Zezé Pulula, ou Pulula da Silva e ainda José Eustáquio Pulula da Silva nos SITEs "reliquiasdofutebol.blogspot.com - esquadrõesdefutebol.blogspot.com", e ainda no horário dás 06 às 08hs da manhã, e dàs 16 às 18hs no SITE "www.rádiovoxmt.com.br, com o programa Sertanejo Bom Demais. Em http://www.correiopress.com.br/, tem a coluna Bastidores da Semana, com Pulula da Silva. "Vale conferir, e pode ter a certeza que a Praça não vai cair".


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

História de Pulula da Silva

Natural de Pará de Minas - MG, filho de Antonio Pereira da Silva ( Antonio do Romualdo) e Durvalina Maria Pereira, José Eustáquio Pulula da Silva, o Lula (Zé Pulula), ex-ponta direita do Clube Atlético Paraminense, Londrina - PR, Rio Branco - MG, Operário Várzea-grandense - MT e Paulista de Jundiai - SP, hoje aos 55 anos, reside em Várzea Grande – Mato Grosso, onde é comunicador sertanejo e jornalista. Lula iniciou no Clube Atlético Paraminense, time amador de maior tradição no futebol de Pará de Minas. Antes porém, Zezé Pulula passou pelos times Cerâmica Parapuãn, Brasinha, e Vila Nova, todos amadores em sua querida Pará de Minas. O centroavante do Paraminense na época é hoje o deputado estadual Antonio Julio de Farias, prefeito da cidade em duas oportunidades. Lá era conhecido como Zezé Biscoito, e por indicação de Dalmi Assunção e Luiz Viana David, foi levado pelo diretor Pedro Assunção para o Londrina, no Paraná, onde se profissionalizou com apenas 17 anos. "Era o ano de 1971, e eu estava treinando ( Fazendo testes ) nos juvenis do Atlético Mineiro, que tinha Getulio, Marcio Paulada, Toninho Cerezo, Marcelo Oliveira, e o Reinaldo era dente de leite, e tinha chegado recentemente de Ponte Nova", disse Lula, confirmando ainda que recebeu o convite para ir para o Paraná, “e nem me reapresentei na segunda-feira ao Barbatana"
No Londrina, em 1972, passou a se chamar Zezé Pulula, pouco jogava, mas convivia com várias feras do futebol brasileiro,e isso era o mais importante. Teve grandes treinadores, entre eles Geraldo Magela (Mineiro de Juiz de Fora), Murilo Zamboni, Iraci Martins, Walter Xavier ( Prep. Físico) e Orlando Fantoni. Como presidente, grandes nomes, entre eles Franquello, Jaci Scaff, Fernando Agudo Romão e o advogado Mauro Vioto, além do seu descobridor Pedro Assunção, que depois viria a ser diretor do Cruzeiro em Minas Gerais. O time era uma constelação de craques com renome no futebol brasileiro: Neneca (ex- Guarani de Campinas), Lauricio (ex-Fluminenese e Internacional), Batista, Café e Hale (trocados por um ônibus com o América Mineiro), Valmir Louruz (ex-Inter - RS), Zé Rubens (pai de Wagner – ex-Santos, São Paulo e Vasco da Gama), Davi (ex-Santos, Cruzeiro MG e Corinthians), Joel Camargo (ex-Santos), Abel (ex-ponta do Santos e América Carioca - jogava muito), Golê (ex-São José, Mixto e Corinthians), Neco (ex-lateral do Corinthians e Cruzeiro), Jardel (ex-Fluminense e Inter-RS), Canhoto (ex-São Paulo e Inter -RS), Toquinho (ex- Atlético Paranaense) e outros.
Em 1973 foi negociado com o Clube Esportivo Operário Várzea-grandense - MT, passando a se chamar Zé Pulula, e foi onde se casou com atual esposa, Odilza Maria, que lhe deu dois filhos, Rafael Rodrigo e Ivonete, que lhe deu a linda netinha Maria Eduarda, a Duda. No Tricolor ganhou todos os títulos possíveis, e foi várias vezes convocado para a seleção mato-grossense, e no final de 1975, através dos irmãos Alvaro e Oscar Scolfaro (ex-árbitro da Federação Paulista e Fifa), foi negociado em uma troca envolvendo Adalberto, Humberto, Mosca e Adilson, sendo repassado a seguir para o Paulista de Jundiaí, onde mais uma vez trocaram seu nome, passando a se chamar Lula no futebol paulista.
No auge da carreira, em 1977, teve duas sérias contusões, fraturando a clavícula diante do Corinthians no 1º turno do Paulistão, em um lance com Cláudio Mineiro, e no final do ano, em um amistoso contra o Guairense, teve os ligamentos do joelho direito rompidos, e nunca mais voltou a ser o mesmo que encantava a torcida do Galo do Japi (Gamor) nos anos 1976/77 e no Paulistinha de 1978, quando o Paulista foi campeão, vencendo o Juventus-SP por 1 X 0, gol de Gil. O treinador era José Macia (Pepe), e o Paulista jogou com Edson Mug, Lazinho, Marco, Djalma Santos (Domingos) e Lazinho (ex-Atlético Paranaense e Portuguesa Santista); Vicente, Benetti (ex-Vasco da Gama) e Gil (ex-Palmeiras); Lula (Zé Pulula), Souza (ex- Bragantino) e Daércio (ex-Corinthians Paulista).Conforme Lula, o plantel era muito bom e tinha ainda Vaninho, Lasaro, Cicero, Tiãozinho, Alceu, Brinda, Amaral (pai dos zagueiros Alex Silva do São Paulo e Luisão do Benfica), Walter Paulista, Bosco, Nobre ( Ex- Corinthians), Fernandinho "Véio", Marco Antonio Telefone, Tuti e outros.
No Paulista teve como presidente e diretores Wanderley Pires, "Doutor" Manoel, Décio Dangery, Osmar, Tolmiro Fabrício, Ibis Cruz e Jovelino Peixoto, e como treinadores, além de Pepe e Dalmo Gaspar como auxiliar, tem grandes recordações de Roberto Belangero (um dos maiores treinadores que tive ao lado de Orlando Fantoni), Borracha, Roberto Bonora, Alércio Borelli e Pedro Beagin.
Com sequelas da contusão, deixou Jundiaí no segundo semestre de 1978, e voltou ao Operário de Várzea Grande para o returno do estadual e Campeonato Brasileiro. Pouco jogou, pois o joelho estava sempre com derrame, e mesmo assim, a convite do treinador Urubatão Calvo Nunes, realizou exames médicos na Portuguesa de Desportos em 78. "Seo Osvaldo Teixeira Duarte e Urubatão eram fãs do meu futebol, mas infelizmente não passei nos exames médicos". Lula (Zé Pulula) passou ainda pelo Uberlândia, Vila Nova e Valeriodoce (1979/80) em Minas Gerais, onde a permanência era curta, treinava, agradava, e sempre por causa da contusão no joelho era obrigado a ir embora. "Quando o Velo Clube de Rio Claro subiu para a Divisão Especial Paulista, indicado pelo lateral Santos, ex-Portuguesa de Desportos e Ponte Preta, cheguei a acertar o contrato, mas novamente o joelho incomodou”.
Prematuramente resolveu abandonar o futebol, retornando a Mato Grosso para assumir as categorias inferiores do Operário, e por insistência do treinador Milton Buzeto, na época, treinador do tricolor, quase operou o joelho e voltou a jogar. "Era o ano de 1982, o Sertãozinho presidido pela família Balbo interessou pela minha volta ao futebol por indicação do Mosca". Lula retornou ao interior paulista, e no time do Sertãozinho, grandes feras, entre elas Alfredo (ex-Botafogo de Ribeirão Preto e Guarani de Campinas), Itamar (goleiro do Atlético Goianiense), Celso Orlandin (ex-Comercial de Ribeirão Preto) e outros.
"O treinador era o Almeida, um ex-meia que brilhou no interior paulista, depois veio Macalé, um lateral que travou bons duelos comigo por ocasião de partidas do Paulista diante do Botafogo. Cheguei a jogar uma partida amistosa diante do Palmeiras na volta de Luis Pereira (ganhei a camisa dele), e outros amistosos". O pai, "seo" Antonio Romualdo, sofreu um derrame cerebral em Minas Gerais (faleceu durante a Copa do Mundo), e lá foi Lula ficar junto do pai em Belo Horizonte. "O hospital São Francisco fica no bairro Barreiro, próximo a Contagem, da sede social do América Mineiro, que tinha o treinador Duque no comando, e a convite do falecido meia Cláudio Barbosa, passei a dividir meu tempo com os treinamentos no América, e como o treinador já me conhecia do futebol paulista, tudo encaminhava para uma assinatura de contrato, e até cheguei a jogar uma partida amistosa na inauguração do Estádio de Nanuque, divisa com a Bahia. Era a estréia do meia Luis Alberto, uma das grandes revelações do futebol mineiro, que tinha feito muito sucesso no Valeriodoce. Após o jogo, para não perder o costume, meu joelho inchou, provocando novamente um derrame, e resolvi que desta vez iria parar", afirmou Lula.
Mesmo ‘capengando’, disputou a Segunda Divisão Mineira pelo Rio Branco de Pará de Minas em 1982, onde após a dispensa do treinador Arizona, pela primeira vez, assumiu a condição de treinador de uma equipe profissional. “Jogava e dirigia o time, e fui eu que lancei com apenas 16 anos no profissionalismo o goleiro Rômulo, que anos depois chegou a ser titular do Clube Atlético Mineiro”.
Após o final da Segundona Mineira, recebeu convites do Guarani de Divinópolis, Nacional de Uberaba e América de Alfenas para voltar a jogar. “Resolvi parar definitivamente, e voltar para Mato Grosso, onde estou até hoje, como jornalista no Correio Várzea-grandense, e tocando “modões” apaixonados para o povo, e sou muito feliz ao lado de minha família e amigos que me rodeiam”.
Em 1984 estreou na Rádio A voz do Oeste de Cuiabá, escrevendo ainda a página de esportes do jornal Correio Várzea-grandense, passando também a ser o correspondente do extinto jornal A Gazeta Esportiva de São Paulo, no Estado de Mato Grosso. "Essa força ganhei do "seo" Yochiro Watanabe, a quem agradeço até hoje, pois foi o maior embalo que tive para entrar para o meio jornalístico do estado", disse Lula ( Pulula ).
Em 1988 estreou seu programa "Sertanejo Bom Demais" na Rádio Industrial – Bandeirantes, com a força de Valdelino Ribeiro e Inagel Coelho, passando depois pela Rádio Cultura de Cuiabá, Antena FM, Cuiabana FM, além do programa “Sertanejo Bom Demais”, na TV Mundial – CNT, Canal 27, por 6 anos, e por último na Industrial - Bandeirantes AM, afiliada da Bandeirantes de São Paulo em Mato Grosso. Em dezembro último recebeu uma proposta irrecusável do prefeito Murilo Domingos e de Jefferson Missias, Secretário de Comunicação do município, assumindo a direção geral da Rádio Coletiva Municipal, onde funciona o sistema de Som&Imagem do Terminal Rodoviário André Maggi. Pulula também é funcionário público (Agente de Comunicação concursado e efetivado há 23 anos), e jornalista do Correio Várzea-grandense desde a sua fundação em 1984. Atualmente está na Rádio Comunitária Vox FM, 102.9, com dois programas diários. Sertanejo Bom Demais, dás 06hs às 08hs da manhã, e a tarde, dàs 16 às 18hs ( Acesse http://www.radiovoxmt.com.br/ ) e curta uns modões por esse mundão de Deus. Vamos nessa ! Pulula que já tinha sua netinha Maria Eduarda (Duda) como um grande tesouro, ganha mais uma fortuna, nesceu o netinho Guilherme, que ele trata carinhosamente de "Joaquim". Se diz honrado de ter recebido todas as homenagens possíveis, entre elas títulos de cidadão várzea-grandense, cuiabano e mato-grossense, além ter seu nome na sala oficial de imprensa do Palácio Benedito Gomes, onde funciona a Câmara dos Vereadores, na Praça dos Três Poderes. Lula ( Zé Pulula) faz questão de agradecer que se hoje tem um vida tranqüila ao lado da família e amigos em Mato Grosso, ao “Velho Guerreiro” Rubens dos Santos, fundador e eterno presidente do Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense. “ Foi quem ao lado do falecido filho Renato dos Santos, me deu a oportunidade de vencer na vida, conseguindo uma profissão após o futebol. Hoje, juntamente com o seu neto Renato dos Santos Junior, atual Diretor – Presidente do Correio Várzea- Grandense, tenho orgulho de ser um dos funcionários mais antigos deste conceituado jornal diário do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

GALERIA DE FOTOS




Pulula da Silva ao lado da esposa Odilza Maria e dos filhos Ivonete e Rafael Rodrigo


Pulula da Silva é homenageado na Câmara Municipal de Várzea Grande juntamente com vários amigos da comunicação mato-grossense


O comunicador sertanejo Pulula da Silva entrevistando o Governador Jaime Campos durante um Festival da Música Sertaneja. Na foto o ex - treinador e vereador Totinha Gomes

A.A.Cerâmica Parapuã de Pará de Minas. Zezé Pulula com 14 anos, está agachado, com a mão na bola. EM PÉ: Nando, Tõezinho, Genésio, Geraldo, Faria, Carlos e Côco ( Treinador ). AGACHADOS: Mirím, Nôca, Marquinhos, Zezé Pulula e Zinho.

Clube Esportivo Operário Várzeagrandense - 1973. EM PÉ: Lira, Carlos Pedras, Nélson Paô, Joel Diamantino, Paulo Fernandes e Gaguinho. AGACHADOS: Zé Pulula, Gilson Lira, Bife, Ruiter e Odenir. O mascote é Juninho "Manchinha" Paô

Meus netinhos queridos: Maria Eduarda "Duda" e "Joaquim" Guilherme. Meus Tesouros

Paulista de Jundiai - 1978. EM PÉ: Edson Mug, Marco, Cícero, Domingos, Wálter Paulista e Santos. AGACHADOS: Lula (Zé Pulula), Bosco, Souza, Gil e Wágner

Clube Atlético Paraminense. Campeão da 1ª Taça Pará de Minas de Futebol Amador -1971. Decisão: Paraminense 1 x 0 São Francisco, gol de Zezé Pulula. EM PÉ: Luiz David ( Treinador ), Edson Borracha, Nando Capacete, Cabinho, Julião, Fabinho"Boi" e William Carlota. AGACHADOS: Zezé Pulula, Barbacena, Klebinho, João Maurício e Telmo

CLUBE ATLÉTICO SANTANENSE - ITAÚNA - MG - Campeão da Taça Itaúna de Futebol Amador em 1971. Zéze Pulula é o primeiro agachado ao lado do massagista

Vila Nova Atlético Clube - 1972. Bairro Dom Bosco - Pará de Minas - MG. EM PÉ: Mirím, Dú, Luis Pereira, Quinzinho, Jaime e Chiquito. AGACHADOS: Baiano, Laci, Zezé Pulula, Paulo Roberto, Tõezinho Meio-Quilo e Waltinho. Na foto falta o craque Mizael Almeida.

Zé Pulula, Wanderley Paiva e Romeu Cambalhota por ocasião do jogo Clube Atlético Mineiro 3 x 0 Clube Esportivo Operário Várzeagrandense em 1974, em Cuiabá, Mato Grosso

Meu genro Josias Neves por ocasião do nascimento do neto "Joaquim" Guilherme

José Eustáquio Pulula da Silva é homenageado no Palácio dos Três Poderes pelo vereador Maninho de Barros, ex - presidente do Clube Esportivo Operário Várzeagrandense - 2009

Zezé Pulula ao lado de Café, Batista e Hale (Agachado), craques do América Mineiro trocados por um ônibus com o Londrina do Paraná. Ao fundo o goleiro Plínio. 1972

Zezé Pulula ao lado de Abel ( Ex - Santos e América Carioca ), Golê ( Ex - São José - SP, Operário MS, Corinthians Paulista ), Café ( Ex - América Mineiro ) e Davi, cunhado do Rei Pelé, ex - Santos, Cruzeiro, Corinthians e Portuguesa Santista - Londrina 1972

Pulula da Silva entre a 1ª Dama Eliane e o prefeito Carlos Gomes na época em que foi Secretário Municipal de Comunicação Social em Várzea Grande no período de 01/01/1990 à 31/12/1994

Zezé Pulula é entrevistado por Sérgio Neves ( atual editor esportivo da Folha do Estado - Cuiabá ) no Estádio Vitorino Dias em Londrina - PR

Zezé Pulula ao lado do goleiro Plínio, Golê e Zé Rubens, pai de Wágner, ex - meia do São Paulo, Santos e Vasco da Gama

Zé Pulula com o zagueiro Wantuir, considerado como um dos melhores na posição na história do Clube Atlético Mineiro

Zé Pulula com o lateral Cláudio Mineiro em 1974. Em 1977, no jogo entre Paulista de Jundiai e Corinthians Paulista, após uma entrada violenta do lateral, Lula teve a clavícula fraturada. ( ver matéria abaixo na coluna "Recortes de Jornais" )

Zezé Pulula com dupla de zagueiros Charrão e Zequinha, considerada como uma das melhores do futebol Paranaense em 1972

Laurício ( Ex- Fluminense e Inter RS ), Jardel ( Ex - Bonsucesso RJ, Fluminense RJ, Inter RS e Náutico - PE ) e Davi, cunhado de Pelé, com passagens por vários clubes do futebol brasileiro, e Zezé Pulula antes de uma partida do Londrina PR pelo Campeonato Paranaense de 1972

Pulula da Silva no jornal Correio Várzeagrandense durante uma coletiva do falecido Renato dos Santos, candidato a prefeito em Várzea Grande no ano de 1988.

Delegação do Operário Várzeagrandense com destino a Corumbá para enfrentar a Corumbaense em 1973

Pulula da Silva e candidata a Miss Mato Grosso em 200

Pulula da Silva recebe o Deputado Estadual José Carlos de Freitas e o Governador Jaime Campos em mais uma etaá do Show de Calouros, realizado no Clube Challanas nos anos 90

Pulula da Silva, Carmimda Clara ( sogra ), Pedro de Almeida ( sogro ) e a esposa Odilza Maria por ocasião da formatura do filho Rafael Rodrigo em "doutorado" Analista de Sistema

Juvenil do Clube Esportivo Operário Várzeagrandense em 1982/83. EM PÉ: Zé Pulula ( ADM. Técnico), Júlio César "Pacú", Marinho, Odair Ginho, Miro, Mimí, Toninho Delgado e Paulinho Rosa ( Auxiliar Técnico ). AGACHADOS: Paulinho, Sêba, Joãozinho Parayba, Miguél e Milton.

Profissionais da TV Mundial - CNT, Canal 27, pertencente a Univerdidade - UNIC - Cuiabá. Pulula da Silva está de óculos escuros, no centro da foto entre os amigos
Ataque do Operário Masters por ocasião da disputa da 1ª Copa Gazeta de Futebol Masters. Na foto, da esquerda para a direita, Lucio "Bala" ( Ex- Ponte Preta e Guarani de Campinas, Palmeiras - SP e Flamengo -RJ ), Zé Pulula ( Ex - Londrina-PR, Operário - MT e Paulista de Jundiai ), Fidélis ( Ex - Flamengo - RJ e Dom Bosco ), Nina ( Ex - Dom Bosco e Operário - MS ) e Mosca ( Ex - Vila Nova - GO ), Ponte Preta, Corinthians Paulista, Figueirense - SC, Operário - MT e Paulista de Jundiai. No detalhe, o joelho de Pulula com uma proteção, devido a ruptura dos ligamentos cruzados em São Paulo no ano de 1978.

Um comentário:

  1. tio é a aninha, é muito bonita a sua história, nunca tinha visto vocÊ nem em fotos ! quando vocÊ veio em Pará de Minas pela primeira vez , eu era pequenina e agora que já se passou 12 anos você veio novamente aqui e , claro eu pode conhecer o famoso e tao conhecido Zezé Pulula ! Por espero que vocÊ e toda a sua família veiam mais e mais vezes aqui ! Sejam Bem Vindos hoje e sempre!!!

    Beijos de sua sobrinha Aninha...

    ResponderExcluir